OLV Imóveis - Blog - VOCÊ SABE TOMAR BOAS DECISÕES? CONFIRA ALGUMAS DICAS IMPERDÍVEIS
Decisões; Sabedoria; Dicas
VOCÊ SABE TOMAR BOAS DECISÕES? CONFIRA ALGUMAS DICAS IMPERDÍVEIS

VOCÊ SABE TOMAR BOAS DECISÕES? CONFIRA ALGUMAS DICAS IMPERDÍVEIS

Gerenciar a nossa vida e o nosso negócio apenas parecem coisas diferentes, mas não são. A melhor maneira para conduzir tanto a carreira, quanto a vida pessoal é tomando as decisões mais assertivas possíveis; algo que não é exatamente simples. É necessário ponderar, entender as opções, calcular as possibilidades e, muitas vezes, ser mais racional que emocional. 

Pensando nisso, vamos compartilhar algumas dicas que podem ser muito úteis para te ajudar na tomada de decisão e facilitar o seu dia a dia, seja na sua casa ou no trabalho. 

Analise os mínimos detalhes 

O primeiro passo antes de decidir algo é analisar todas as suas opções com cuidado. Toda a escolha tem uma consequência, então estude os detalhes antes de determinar a sua decisão. Se jogar na primeira oportunidade é imprudente e pode causar problemas no futuro. 

Deixe a impulsividade de lado 

Seguindo nesta mesma linha: não seja impulsivo. Pense no que precisa decidir, converse com pessoas que estão passando pela mesma situação, ou já passaram. Alguém com mais experiência poderá te ajudar a definir o melhor caminho. Escolhas importantes não devem ser feitas no calor da emoção. Pense bem e então execute. 

Estabeleça prazos

Definir prazos para tomar a sua decisão é uma ótima opção.  Pondere  qual o tipo de decisão precisa tomar, e quanto tempo necessita para pensar. Às vezes, é algo mais simples, então pode levar minutos, seja 30min, 1h. Mas, se for algo que exija mais de você, avise que vai levar mais tempo, seja alguns dias ou até semanas. Colocando um prazo, pode aproveitar o tempo sem ansiedade e a pessoa que aguarda retorno fica mais tranquila. 

Seja claro com os envolvidos

Outras pessoas estarão envolvidas na sua decisão? Então compartilhe a situação com elas e os seus valores. Por exemplo, em uma empresa, temos valores a seguir e que norteiam as decisões. Quando algo foge dos valores da empresa, já se torna uma opção inviável, e ter as pessoas para te ajudar a ver o que funciona e o que não é algo que vai implicar positivamente.  Decisões, sejam elas positivas ou negativas, de curto ou longo prazo, afetam as estruturas. Por isso, seja claro em todas as oportunidades. 

Avalie todas as possibilidades 

Todas as decisões geram impactos. Ao definir o caminho a ser seguido, leve em consideração todas as consequências que pode gerar. Realize o processo de maneira racional, calculando o bom e o ruim. Entenda quais as consequências das suas escolhas para você, sua empresa e as pessoas que dependem do seu posicionamento. 

Agora que você já tem um caminho para seguir e tomar melhores decisões. Compartilhe nos comentários os resultados alcançados, queremos saber!