OLV Imóveis - Blog - QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA VOCÊ: CONSÓRCIO OU FINANCIAMENTO?
Financiamento; Consórcio; Compra; Venda;
QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA VOCÊ: CONSÓRCIO OU FINANCIAMENTO?

QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA VOCÊ: CONSÓRCIO OU FINANCIAMENTO?

A resposta para essa questão é: depende. Existem diferenças entre um e outro que podem transformar toda a sua escolha. Os dois tem o mesmo propósito que é facilitar o seu poder de compra e investimento, mas antes de escolher, é importante conhecer os detalhes. 


Primeiro de tudo, você sabe o que é um financiamento?


A principal função do financiamento é servir de maneira  que você possa adquirir um bem ou serviço. Comprar e investir. Você requisita um valor para a instituição financeira, se o seu perfil é aprovado, você garante o seu crédito. 


No caso de financiamento imobiliário, que é mais burocrático, você escolhe o imóvel, faz a compra e depois acorda com a instituição financeira qual será o seu financiamento. Essa instituição quita o imóvel e você paga para ela o valor da dívida. Mas o valor que você pegou até o final do pagamento não será o mesmo devido as taxas e os juros. Quanto mais tempo você tem para pagar, mais caro vai ser a sua dívida. 


Dica: Se você optar por financiamento, é importante ter de 30% a 40% do valor para a entrada do imóvel. 


E o consórcio? 

Da mesma forma que o financiamento, você adquire um consórcio com o intuito de comprar algo. A diferença entre os dois é que você compra o consórcio com uma instituição financeira e começa a pagar. O bem é comprado depois, com a carta de crédito. 

Basicamente, para garantir o seu consórcio imobiliário, você vai até a instituição financeira e escolhe o plano que mais se encaixa na sua situação financeira e paga mensalmente, sem juros. Durante o tempo de pagamento do consórcio, ocorrem sorteios e se você for contemplado, pode utilizar o valor da carta de crédito antes do previsto.

Porém, nem sempre é o valor inteiro, então converse com a pessoa que lhe vendeu e tenha em mente a porcentagem liberada. Outra coisa que você pode fazer é dar lances e ir diminuindo o número de parcelas, para ser contemplado antes do prazo. 

Chegou a hora da decisão

Colocando lado a lado as características do consórcio e do financiamento, a escolha mais tranquila seria o consórcio, afinal você não precisa de um valor de entrada e as taxas são mais baixas. O financiamento é uma solução mais rápida. Ser contemplado no consórcio pode levar meses ou anos, então, se você precisa com mais rapidez, o financiamento é uma boa escolha. 

Independente da sua escolha, a equipe da OLV Imóveis está disposta  a te ajudar, auxiliando em todas as partes da negociação. Entre em contato - Maravilha ou Chapecó -  e garanta o seu imóvel ainda hoje!