OLV Imóveis - Blog - DICAS DE COMO DECORAR A SUA CASA PARA O NATAL
DICAS DE COMO DECORAR A SUA CASA PARA O NATAL

DICAS DE COMO DECORAR A SUA CASA PARA O NATAL


Já estamos em dezembro, e com ele o clima natalino invade as ruas das cidades, o quintal das casas e o interior delas também. Por onde andamos, é possível enxergar as luzinhas piscando, anunciando que uma das datas mais especiais do ano se aproxima. 


O natal, não celebra apenas o nascimento de Jesus Cristo, mas o tempo de união e alegria entre as famílias e todos que amamos. Para entrarmos no clima de natal, junto com todos à nossa volta, preparamos algumas dicas para você montar a sua decoração e arrasar na noite de natal. 


O primeiro passo: luzes 


As luzes de natal ganharam esse posto no ano de 1882, após serem inventadas por Edward H. Johnson, sócio do próprio Thomas Edison. Antes disso, as pessoas costumavam colocar velas e castiçais ao redor das árvores de natal, simbolizando a luz do nascimento de Cristo. Com a invenção da eletricidade, ficou menos perigoso e mais prático. Porém, as luzes de natal como conhecemos hoje apenas se tornaram populares quarenta anos depois, com a democratização da energia elétrica. 


E hoje, nós adoramos utilizar as luzinhas, ou pisca-pisca, que são muito divertidas, sejam elas amarelas, brancas ou coloridas. Elas são a iluminação da decoração de natal. Você pode colocá-la na varanda do apartamento, no quintal da sua casa sobre alguma árvore ou encher o seu telhado delas. Se você mora em apartamento, você pode aproveitar e enfeitar a sua varanda, colocar os piscas ao redor das suas plantas  ou prendê-los no teto.  


Se as suas luzinhas forem de led, você pode criar enfeites para as árvores do seu quintal ou para a varanda do seu apartamento. Com um pote de vidro sem nenhum rótulo e um fio com luzes de led, você monta o seu próprio enfeite e fica lindo! Se preferir,  pode adquirir uma cascata e colocar sobre as árvores, também fica lindo e super prático, já que não precisa de fiação. 


O segundo passo: a árvore de natal 


Existem diversos significados que envolvem as árvores de natal. No hemisfério norte no mês de dezembro inicia o solstício de inverno, e árvores como pinheiros eram valorizadas por se manterem verdes durante todo o ano. As folhas eram levadas para dentro das casas com a crença de afastar doenças, pessoas ruins e pragas. Com o passar dos anos o símbolo da árvore deixou de ser apenas pagão e foi introduzido na cultura cristã. 


A árvore de natal como conhecemos tem origem alemã, pois eram os alemães  que tinham o costume e traziam as árvores para dentro de suas casas ou criavam umas com estrutura de madeira e decoravam os seus galhos com frutos. Com o passar dos anos, a cultura da árvore de natal se espalhou e tornou-se o símbolo que é hoje. 


Para a sua árvore de natal, escolha, primeiramente, um local da casa ou do seu apartamento que te agrade. Depois disso, monte e abra os galhos da sua árvore, escolha as cores dos enfeites que vai usar, quais tipos: bolinhas, papais noéis, anjos, laços…  Fica mais fácil se você conseguir separá-los em categorias  e ir colocando aos poucos. Não esqueça de colocar as luzinhas ao redor da sua árvore. 


Finalize a árvore com o objeto do topo. A estrela representa, para os católicos,  o guia que orientou a caminhada dos três reis magos até Belém, local onde nasceu Jesus. Por isso, ela é muito usada. Mas você pode optar por colocar um anjo, ou até mesmo um Papai Noel. 


O terceiro passo: enfeites pela casa 


Agora que você já decorou a sua casa ou apartamento com as luzes  e montou a sua árvore, invista em outros objetos de decoração, como enfeites de Papai Noel, festões ao redor do corrimão da escada, toalhas de mesa e prato temáticas; permita que o natal esteja presente no seu lar. 

 

O Natal representa recomeços, renovação e amor entre as pessoas. Desejamos que o espírito natalino invada o seu lar e o complete com muita alegria e felicidade.