OLV Imóveis - Blog - 5 DICAS PARA AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Dia Mundial do Meio Ambiente; Dicas; Preservação
5 DICAS PARA AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

5 DICAS PARA AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

A primeira semana do mês de junho é dedicada à conscientização do meio ambiente, finalizando as ações no dia 05 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Grupo Oliveira e a OLV Imóveis vem abordando este assunto em diversas oportunidades, pois é extremamente necessário trabalharmos em equipe para reverter a situação da degradação ambiental. 


Nós acreditamos que, com um passo de cada vez e unidos, podemos realmente fazer a diferença. Muito disso é visto nas nossas obras, como o Edifício Gran Moralle. E neste ano, implementamos algumas ações com a equipe de recursos humanos, como a entrega de uma garrafa reutilizável, com o intuito de reduzir o consumo de plástico nas nossas empresas e, consequentemente, incentivar os nossos colaboradores a fazer o mesmo em outros setores de suas vidas. 


Pensando nisso, resolvemos compartilhar com você algumas dicas importantes que vão ajudar na preservação do nosso meio ambiente. Falamos sobre elas no  programa “Da Nossa Família Para Sua” do último sábado (04) e você pode conferir na íntegra logo abaixo. São pequenas mudanças de hábitos que podem mesmo, fazer a diferença. 


  1. Economize energia 

Além de desligar todas as luzes dos cômodos quando não está presente, tirar da tomada os eletrodomésticos que não está utilizando, você também pode trocar as lâmpadas da sua casa por tipos mais eficientes, como as lâmpadas de LED. Ao fazer isso, a sua economia de energia pode ultrapassar os 80%. Isso porque a lâmpada comum ilumina com 60 watts, ao mesmo tempo que a de LED necessita apenas 10 watts para realizar o mesmo trabalho. Você investe agora, economiza na sua conta de luz e ainda ajuda o nosso planeta.

Lavar roupa também gera um grande gasto de energia e água, por isso, a dica é deixar acumular e lavar todas de uma vez, não ligar a máquina todos os dias para poucas peças. 

  1. Utilize menos papel 

O papel leva de três a seis meses para se decompor. Comparado com alguns outros materiais, é até rápido, mas nós o utilizamos em uma grande quantidade. E é tão simples mudar esse hábito, principalmente porque vivemos na era digital. Uma maneira é evitar  imprimir coisas desnecessárias como os ingressos da festa do final de semana, extratos bancários ou contas que são pagas online, que hoje podem ser consultados no aplicativo. 

Se você ainda costuma usar papel para anotações e guardar ideias, tente sempre utilizar o máximo de espaço, evitando o desperdício. O papel ainda faz parte das nossas vidas, mas podemos encontrar uma forma de utilizá-lo, sem prejudicar o nosso meio ambiente. 

  1. Tenha um dia de vegetariano 

Essa dica pode ser muito complicada para alguns de nós, mas pode ajudar na economia de água. Escolha um dia na semana para não consumir carne. Para produzir meio quilo de carne, são necessários 9,5 mil litros de água,  por isso, pense e considere. 

  1. Sempre desligue a torneira 

Ao escovar os dentes, lavar a louça, desligue a torneira. Não deixe água correndo o tempo todo. Se fizer isso, apenas ao escovar os dentes, estará economizando 18 litros de água por dia.

  1. Reduza o consumo de plástico 

Encontre maneiras de fazer isso. Uma delas é substituir os copinhos ou garrafas de plástico por garrafinhas reutilizáveis, pois 90% das garrafas não são recicladas e se acumulam em aterros. Outra é utilizando sacolas retornáveis. Ao ir ao supermercado, leve uma sacola de tecido ou uma mochila e traga as suas compras ali.  Assim você estará evitando o uso desnecessário do material. 

No vídeo abaixo você confere muitas outras informações muito importantes e que irão te ajudar a entender melhor como as ações do homem podem ser prejudiciais ao nosso meio ambiente e a forma que elas podem afetar o nosso futuro. 


Quais hábitos você realiza, além desses, que auxiliam na preservação do meio ambiente? Deixe nos comentários, queremos saber! 


Fonte: Revista Galileu