OLV Imóveis - Blog - SAIBA A MELHOR MANEIRA DE CULTIVAR A SUA HORTA EM CASA
Chácara; Imóveis;
SAIBA A MELHOR MANEIRA DE CULTIVAR A SUA HORTA EM CASA

SAIBA A MELHOR MANEIRA DE CULTIVAR A SUA HORTA EM CASA

Cultivar uma horta em casa traz grandes benefícios para a saúde e bem estar. Trabalhos com a terra são uma boa maneira de gastar energia e liberar o estresse. Além disso, o cultivo de hortaliças em casa pode ser uma maneira de consumir alimentos mais nutritivos e menos industrializados. As plantas também são responsáveis pela melhora da qualidade do ar. Você sabia que em 24 horas, as plantas podem limpar 87% das impurezas do ambiente?


Você pode ter a sua horta morando em apartamento, casa ou optando por criar um espaço de plantio na sua chácara ou sítio.


Separe um espaço na varanda do seu apartamento para as suas plantas, verduras, hortaliças e até mesmo, árvores frutíferas de menor porte. Para o cultivo, é importante lembrar que alguns tipos de plantas não podem ficar em locais muito iluminados quais precisam de mais ou menos água e vento.


Criar um jardim de inverno também pode ser uma opção, se você mora em apartamento. O jardim de inverno nada mais é do que cultivar plantas dentro de casa. Comum em países muito frios, é possível plantar espécies como palmeiras, begônias e espada de São Jorge, que são plantas que sobrevivem com menos iluminação.


Se você tem uma chácara ou sítio, ou até um terreno maior na sua casa disponível pode investir em uma horta orgânica. Por não utilizar nenhum tipo de agrotóxico, é importante prestar atenção na fertilização do solo para manter as plantas saudáveis. Outra dica bacana é plantar o mesmo tipo de semente sempre no mesmo lugar, assim fortifica o solo.


Opte por plantar o mais certeiro, ainda mais se for sua primeira experiência. Milho e feijão, por exemplo, são sementes que crescem sem a necessidade de muito auxílio externo. Rúcula e espinafre, também, além de crescerem rápido. Manjericão, alface, tomate cereja e até morangos são boas opções de cultivo. Beterraba, nabo e cenoura são raízes que precisam ser plantadas em linha, por isso, são fáceis de cultivar.

 

Como preparar os canteiros


O primeiro passo é preparar o solo, fazer um estudo para entender se é bom para cultivo e só depois plantar. A terra precisa estar nivelada e livre de ervas daninhas. Para isso, você pode utilizar uma enxada, caso plantar no terreno da sua chácara ou casa. Para plantações em apartamentos, artigos de jardinagem já serão o suficiente.


Adube a terra com o produto de sua preferência e que for melhor para o seu tipo de horta. Escolha as sementes e tente não plantar um tipo muito próximo ao outro. Por exemplo, se sua horta for em apartamento, opte por plantar cada espécie de planta em um vaso diferente. Já, se for direto no terreno, plante elas separadas.

 

Pronto! Agora você tem todas as dicas necessárias para realizar a plantação das suas hortaliças, seja no seu apartamento ou na sua chácara. ;)